Menu
Prédio 1 - Centro Histórico e Cultural Mackenzie. Campus Mackenzie Higienópolis, 2022. Prédio 1 - Centro Histórico e Cultural Mackenzie. Campus Mackenzie Higienópolis, 2022.

EdifícioMackenzie

Edifício
Mackenzie

Horário de funcionamento

Aberto de Segunda à Sexta no período de 09h00 às 19h00
R. Itambé, 135 - Higienópolis, São Paulo - SP
Edificio Mackenzie, Campus Higienópolis, Ca. 1900. Edificio Mackenzie, Campus Higienópolis, Ca. 1900.

O marco inicial do Edifício Mackenzie se deu no dia 16 de novembro de 1893, quando foram iniciadas as obras de construção do prédio. Em 12 de fevereiro de 1894, ocorreu a cerimônia de  lançamento da “Pedra Angular” durante um marcante evento que reuniu autoridades, além da comunidade interna e externa.

As atividades do prédio começaram em 1896, quando passou a abrigar em suas instalações a recém-chegada Escola de Engenharia Mackenzie College – a primeira faculdade de engenharia privada do Brasil.

A utilização do Edifício Mackenzie pela Escola de Engenharia prolongou-se até 1951. Paralelo a isso, algumas salas eram utilizadas pelo diretor da Escola Americana e pela presidência Instituto Mackenzie.

Hall Térreo, Centro Histórico e Cultural Mackenzie. Campus Mackenzie Higienópolis, 2022 Hall Térreo, Centro Histórico e Cultural Mackenzie. Campus Mackenzie Higienópolis, 2022

Em 1952, a partir da criação da Universidade Mackenzie, a Reitoria passou a funcionar no térreo do edifício e ali permaneceu até 1997, quando se transferiu para o Edifício João Calvino.

Desde a década de 1990, o imóvel é tombado Patrimônio Histórico e Cultural de São Paulo pelo órgão estadual, Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico Arqueológico, Artístico e Turístico (CONDEPHAAT), e municipal, Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (CONPRESP).

Em 1998, o prédio foi inteiramente desativado das funções que sediava e, nos anos de 2002 e 2003, passou por longo processo de restauro e readequação de uso. A reinauguração se deu em janeiro de 2004, no ensejo das comemorações do 450º aniversário da cidade de São Paulo, quando passou a ser reconhecido definitivamente como Centro de Memória e Cultura do Mackenzie.

John Theron Mackenzie

John Theron Mackenzie nasceu em 27 de julho de 1818, na localidade de Phelps, estado de Nova York (EUA).

Ainda muito jovem, pretendeu ser professor, mas a morte precoce do seu pai obrigou-o a iniciar a carreira de advogado, profissão à qual se dedicou por mais de cinquenta anos, na região da maior metrópole estado-unidense.

Solteiro e sem filhos, presbiteriano e maçom, foi diversificando os seus interesses culturais e científicos, mediante a leitura de livros e periódicos que o inseriram, aos poucos, em círculos de ideias liberais e modernizantes.

Fascinado pelos conhecimentos da mineralogia e interessado na promoção da educação superior tecnológica, John Mackenzie teria lido textos de José Bonifácio de Andrada e Silva, cientista internacionalmente renomado e nosso Patriarca da Independência, de quem captou mais dados sobre o Império do Brasil e suas oportunidades. Por três vezes, preparou-se para visitar o país que o fascinava, mas nunca chegou a consumar o seu intento.

Nesse cenário de interesses e intenções, o advogado novaiorquino tomou conhecimento dos desafios da Junta de Missões Estrangeiras da Igreja Presbiteriana do Norte dos Estados Unidos, que diziam respeito à expansão da Escola Americana, em São Paulo, fundada pelo casal de missionários George e Mary Ann Chamberlain e, desde 1885, dirigida pelo médico e educador Horace M. Lane. Com a então recente criação do Protestant College, pretendia-se verticalizar os estudos, rumo a patamares de uma educação superior norteada por paradigmas cristãos e calvinistas, de cunho pragmático.

Colocado diante desse desafio, John Mackenzie decidiu destinar uma parte significativa das suas economias para a implantação de uma Escola de Engenharia, “capaz de ensinar a mocidade brasileira os modernos conhecimentos da tecnologia relacionada com o transporte ferroviário”. Isso aconteceu em 1890, quando o testamento foi assinado e as suas irmãs foram encarregadas de dar cumprimento ao seu desiderato. Os expressivos recursos legados por ele foram suficientes para a construção e instalação do prédio-sede da primeira Escola de Engenharia do Brasil, no segmento não estatal, no período de 1894 a 1896, no campus Higienópolis, da atual Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo (SP).

John Theron Mackenzie faleceu em Nova York, em 17 de setembro de 1892, aos 74 anos de idade.

Galeria de fotos

Entrada Edifício Mackenzie

Foto: Murillo Medina

Pedra Fundamental

Foto: Murillo Medina

Hall do 2º Andar - Edifício Mackenzie

Foto: Murillo Medina

Acontece

Conteúdo exclusivo

Biografias - 146 anos de Mackenzie

Lançado em 17/11/2022

Evento

9ª Jornada do Patrimônio

Evento

Hora Clássica Concerto - Quarteto de Violoncellos

Evento

Hora Clássica Concerto - Quarteto Ornamentus