Menu
Edifícios Horace Manley Lane, George Alexander e John Theron Mackenzie, 1926. Edifícios Horace Manley Lane, George Alexander e John Theron Mackenzie, 1926.

ISTO É MACKENZIE

Criado pelo Sr. Poças Leitão (formado na turma de Contadores de 1928), este famoso bordão sempre ecoou pelas salas de aula, corredores, festividades, conversas de alunos e de professores.

Isto é Mackenzie transformou-se em grito tradicional e oficial dos estudantes em 1983 e, até hoje, é o fio condutor de nossa trajetória, refletida no sucesso dos antigos e dos atuais alunos que, por mais de um século, vêm colaborando para a transformação da história de nosso país.

INSTITUTO PRESBITERIANO MACKENZIE

Vista aérea do campus de Higienópolis, 1959. Vista aérea do campus de Higienópolis, 1959.

O Mackenzie que conhecemos hoje, teve início no ano de 1870, na simplicidade da residência do casal de missionários norte-americanos George e Mary Chamberlain, que chegou ao Brasil com objetivos que iam além de difundir a fé protestante: pretendiam, também, estabelecer uma moderna pedagogia que favorecesse a educação e a formação integral do ser humano, pautada, desde a origem, pela ruptura com preconceitos de classe econômica, etnia e gênero.

Passados mais de 150 anos de serviços educacionais prestados à sociedade brasileira, o Mackenzie vem cumprindo os propósitos de seus fundadores: educar e cuidar do ser humano, criado à imagem de Deus, para o exercício pleno da cidadania, em ambiente de fé cristã reformada.

Hoje o Mackenzie estende suas fronteiras para além do Campus Higienópolis-SP, com suas construções mais antigas, e está presente em Tamboré/Barueri – SP (desde 1981), Brasília – DF (desde 1996), Campinas – SP (desde 2002), Rio de Janeiro – RJ (desde 2005), Palmas – TO (desde 2016), Dourados – MS (desde 2017), Castro – PR (desde 2018) e Curitiba – PR (desde 2019).

O trabalho e a dedicação de homens e mulheres que por aqui passaram durante esses anos, fizeram do Mackenzie uma das maiores e melhores instituições de ensino do país, oferecendo a possibilidade de formação desde o maternal até estágios pós-doutorais.

Capelo do Chanceler. Elemento da veste talar do Chanceler e é utilizado em solenidades oficiais, Ca. 2000. Capelo do Chanceler. Elemento da veste talar do Chanceler e é utilizado em solenidades oficiais, Ca. 2000.

CHANCELARIA MACKENZIE

Por ser uma instituição confessional presbiteriana e filalantrópica, dedicada às ciências divinas e humanas mantida pela Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB), o Mackenzie tem, em sua estrutura organizacional, a presença da Chancelaria. 

A Chancelaria do Mackenzie desenvolve o trabalho fundamental e relevante de conservar e manifestar essa identidade institucional, em consonância com a IPB.  

O chanceler é a pessoa responsável por garantir a manutenção dessa visão promovendo atividades que possibilitem: 

  • Afirmar o caráter confessional do Mackenzie junto à sociedade, à IPB e às unidades de educação e saúde em todo o país, com o objetivo de garantir a sua confessionalidade; 
  • Preservar e expressar a memória e a cultura mackenzista por meio do Centro Histórico e Cultural Mackenzie (CHCM); 
  • Oferecer assistência emocional e espiritual à comunidade mackenzista, formada por estudantes e pacientes, colaboradores, professores, profissionais de saúde e gestores, por intermédio de suas Capelanias Institucional, Educacional, Universitária e Hospitalar. 

LINHA DO TEMPO

A história do Mackenzie se entrelaça com a da Igreja Presbiteriana do Brasil, com a do próprio país e com a história mundial. Demonstramos essa relação numa linha do tempo tomando alguns acontecimentos como pontos de referência temporal. Essa escolha sempre leva a debates sobre qual evento ficou esquecido ou era mais importante e foi deixado de fora, então o convidamos a pensar também sobre que outros fatos marcantes poderiam estar nessa Linha do Tempo.

Para melhor compreensão dividimos a História Institucional do Mackenzie em quatro grandes fases:

Implantação (1870 – 1920)

Essa fase engloba todas as ações que se estendem desde a escolinha da Profa. Mary Ann em sua casa no Bom Retiro até a transferência definitiva de todas as atividades educacionais da Escola Americana e do Mackenzie College para o Campus de Higienópolis.

Consolidação (1921 – 1961)

Nesta segunda fase está a consolidação do jeito Mackenzista de educar e formar. É o período em que o College cresce em número de alunos e cursos passando ainda a ser reconhecido como Universidade, que a Escola Americana amplia sua oferta de cursos e até mesmo sua presença em outras cidades do estado e do país. Esse tempo se encerra com a transferência do controle institucional da Igreja Norte-Americana para a Igreja Brasileira.

Nacionalização (1962 – 1995)

Esse é o período em que de fato o Instituto Mackenzie passa ao controle da Igreja nacional. Uma fase de muita turbulência no país e de igual forma na instituição, caracterizada por lutas pela estatização, promovida por grupos internos e pressão do governo do Estado de São Paulo. Por conta desse quadro, é feita a aquisição da área em Tamboré – Barueri com a intenção de uma transferência, que acabou não ocorrendo. Essa fase se encerra com a estabilização das lutas internas, criação do Colégio Mackenzie Tamboré e reestruturação da Universidade.

Expansão (1996 – até os dias atuais)

Em 1996 o Instituto agrega ao seu nome oficial a designação Presbiteriano, passando a ser chamado Instituto Presbiteriano Mackenzie. Inaugura-se então uma fase de expansão definitiva para além das divisas do estado de São Paulo. Neste mesmo ano se organiza o Colégio Mackenzie Brasília – DF e na sequência são organizados Campinas – SP (2002), Rio de Janeiro – RJ (2005), Palmas – TO (2016), o Hospital em Dourados – MS (2017), Castro – PR (2018) e Curitiba – PR (2019), complementando o serviço na área de saúde com a chegada do Hospital Universitário Evangélico e Faculdade de Medicina Mackenzie.

E a expansão não para! Por meio do Sistema Mackenzie de Ensino (SME) e da Educação a Distância (EAD-UPM) o Mackenzie se faz presente em todos os estados brasileiros impactando vidas com o seu jeito de cuidar, ensinar e formar.

{{itens[select][cat].titulo}}

{{ year }}
Voltar
Continuar

{{selected.ano}}

Voltar