Menu

Prof. Orlando Monezzi doa acervo ao Centro Histórico no Dia do Engenheiro

Entre os itens doados estavam um blusão de 1972, uma régua T, gabaritos técnicos e a placa comemorativa dos 120 anos do Mackenzie.

São Paulo, 13 de dezembro de 2024.


Formado em Engenharia Civil pela Escola de Engenharia Mackenzie (EE) em 1978, o Prof. Orlando Monezzi construiu uma trajetória de destaque na Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Mestre em Saneamento Ambiental, lecionou na EE por 45 anos, foi o primeiro vice-reitor eleito da instituição e, atualmente, atua como Decano, deixando sua marca em décadas de dedicação à educação e à engenharia. 

A longa história do professor com o Mackenzie ganhou um novo significado na última quarta-feira (11). Como parte das comemorações do Dia do Engenheiro, o Prof. Orlando realizou a doação oficial de itens preciosos que marcaram sua trajetória como estudante e docente. Entre os itens do acervo estavam o blusão de 1972, usado durante sua graduação em Engenharia Civil e que foi seu fiel companheiro por anos; uma régua T, amplamente utilizada por profissionais da área no passado; alguns gabaritos técnicos em excelente estado de conservação; e a placa comemorativa dos 120 anos do Mackenzie. 

“Quando comecei a frequentar o Centro Histórico e Cultural Mackenzie, na época em que o Prof. Marcel Mendes era pesquisador residente, conheci o riquíssimo acervo deles e o trabalho árduo para preservá-lo. Senti, então, que poderia contribuir minimamente com alguns itens simbólicos que eu tinha guardado em casa”, conta o engenheiro. Para ele, doar seu acervo pessoal foi uma forma de continuar fazendo parte da história do Mackenzie, e a homenagem o surpreendeu: “Me surpreendi com a homenagem porque vim preparado para falar sobre os objetos e, de repente, me tornei o objeto da homenagem.” 

A assinatura do termo de doação foi precedida por um discurso do Prof. Dr. Eduardo Abrunhosa, Coordenador do CHCM, que destacou como a educação dá asas aos alunos e como os professores são fundamentais nesse processo. “Dizem que existem escolas que são gaiolas e escolas que são asas. Nossos engenheiros estão por todos os lugares porque voam longe, e isso se deve à mentalidade de educadores como o Prof. Orlando.” Em seguida, ambos selaram a troca com um abraço fraterno, simbolizando o carinho e respeito pelas memórias construídas pelo Prof. Orlando com discentes e docentes ao longo de tantos anos de magistério. 

Entre as autoridades presentes na mesa, estavam o Prof. Dr. Marcos Massi, Diretor da Escola de Engenharia, que entregou uma placa de honra em nome do centro acadêmico, e o Rev. Gildásio Barbosa, representando a Chancelaria, que abriu a cerimônia com uma breve devocional. 

Se você possui objetos, documentos ou memórias relacionadas ao Mackenzie, compartilhe conosco e enriqueça o acervo do Centro Histórico entrando em contato pelo e-mail chcm@mackenzie.br

Veja outros eventos

Tipos Latinos: CHCM recebe exposição vinda da França 

Tipos Latinos: CHCM recebe exposição vinda da França 

Veja mais
Cantoria de Natal: Programação inédita de fim de ano é anunciada 

Cantoria de Natal: Programação inédita de fim de ano é anunciada 

Veja mais
Cerimônia das Luzes de Natal ilumina o campus Higienópolis

Cerimônia das Luzes de Natal ilumina o campus Higienópolis

Veja mais