Menu

Cerimônia de posse oficializa novos gestores da Diretoria Executiva do Instituto Presbiteriano Mackenzie

Entre os membros empossados estavam o Rev. Cid Pereira Caldas, novo diretor presidente do IPM, e o coordenador do CHCM, Prof. Dr. Eduardo Abrunhosa, novo diretor de Administração do IPM.

São Paulo, 21 de janeiro de 2025.


A noite do dia 15 de janeiro de 2025 foi marcada por um grande momento para o Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM): a posse dos novos gestores da Direção Executiva (Direx). A solenidade, realizada no Auditório Ruy Barbosa do campus Higienópolis, reuniu autoridades do IPM e da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB), além de autoridades civis e militares convidadas, com seus respectivos representantes, bem como amigos, familiares e integrantes da comunidade mackenzista. 

Compunham a mesa: Rev. Roberto Brasileiro, presidente do Supremo Concílio da IPB; Rev. Juarez Marcondes, presidente do Conselho de Curadores do IPM; Dr. Hesio Cesar de Souza, presidente do Conselho Deliberativo do IPM; Dr. Adilson Vieira, primeiro secretário do Conselho Deliberativo; Rev. Dr. Robinson Grangeiro, chanceler do Mackenzie; Presb. Milton Flávio Moura, diretor presidente do IPM; Prof. Dr. Marco Tullio de Castro, reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), representando todas as instituições mantidas pelo IPM. 

Durante o momento solene, foram empossados o Rev. Cid Pereira Caldas, como diretor-presidente do IPM – o quarto reverendo a ocupar o posto na história do cargo –, e o Prof. Dr. Eduardo Abrunhosa, que, além da função de coordenador do Centro Histórico e Cultural Mackenzie (CHCM), agora integra a Direx como diretor de Administração. Tomaram posse também André Ricardo de Almeida Ribeiro, diretor Comercial, Inovação e Tecnologia; José Paulo Fernandes Júnior, diretor de Finanças; e Luiz Roberto Martins Rocha, diretor de Educação e Saúde. 

O evento teve sua abertura com uma edificante devocional ministrada pelo Rev. Roberto Brasileiro baseada no primeiro capítulo do livro de Salmos. Durante a mensagem, o reverendo ressaltou a busca por humildade e mansidão para exercer cargos de tamanha responsabilidade. “Assumir cargos de direção é um exercício para renunciar a si mesmo, suas vontades, e se dedicar ao próximo, para servir o outro”. Ele também destacou a virtude da sabedoria à luz das Escrituras Sagradas como parte essencial desse processo. 

Entre as palavras das autoridades presentes, destaca-se a fala do Dr. Hesio Cesar de Souza sobre o processo de expansão e inovação tecnológica do Mackenzie com o novo curso de Medicina no campus Alphaville e a chegada do Mackenzie no Nordeste com a inauguração do Colégio Presbiteriano Mackenzie Agnes. “O sentimento após tantas conquistas no último ano é a de gratidão pelas bençãos do Senhor, apesar de todas as adversidades que a Educação no Brasil enfrenta”.  

Entre as palavras das autoridades presentes, destaca-se o discurso de encerramento de vigência de ofício feito por Milton Flávio Moura, que expressou sua gratidão pelo tempo na direção do instituto. “Agradeço a todos aqueles que trabalharam comigo nesse período, seja diretamente, como minha família e companheiros da Direx, seja indiretamente, como os demais colaboradores dessa instituição”. O presbítero passou o bastão para o Rev. Cid Caldas, que se emocionou após sua posse e primeiro pronunciamento oficial como novo diretor do IPM. Ele discursou sobre o pioneirismo e a capacidade de adaptação do Mackenzie ao longo de sua história. “As mudanças sempre ocorreram e, creio, são os motivos para manter a solidez, a atualidade e a posição dessa sesquicentenária instituição no cenário nacional. Essa história nos ensina que é da sua natureza a inquietude, a reflexão e a excelência”. 

Para o CHCM, essa nova etapa reafirma o compromisso de preservar a memória mackenzista e resgatar esse valioso presente no futuro, com expansão e solidificação da cultura da comunidade ao redor do Brasil com os Núcleos de História e Cultura Mackenzie e das atividades realizadas no Prédio 1 e no Prédio 50. 

Veja outros eventos

CHCM abre as portas para atividades de 2025 

CHCM abre as portas para atividades de 2025 

Veja mais
Prof. Orlando Monezzi doa acervo ao Centro Histórico no Dia do Engenheiro 

Prof. Orlando Monezzi doa acervo ao Centro Histórico no Dia do Engenheiro 

Veja mais
Tipos Latinos: CHCM recebe exposição vinda da França 

Tipos Latinos: CHCM recebe exposição vinda da França 

Veja mais