PRIMEIRA EXPOSIÇÃO DE 2026 EXPLORA AS PERSPECTIVAS CONTEMPORANEAS DA PINTURA EM QUADRO.
São Paulo, 05 de fevereiro de 2026.
A partir do dia 31 de janeiro o Centro Histórico e Cultural Mackenzie apresenta a exposição “Galáxias”, de Wagner Cozzolino. As obras são inspiradas na aclamada obra “Galáxias” de Haroldo de Campos, renomado poeta brasileiro, referência para a literatura nacional. A exposição, composta de 13 obras pintadas com tinta acrílica e nanquim sobre o papel, traz em sua composição: cores, formas, pinceladas e desenhos que tornam as obras adeptas à arte contemporânea.
“Os desenhos em nanquim traduzem palavras e sons. Pode-se enxergar passistas em uma avenida cantando, assim como é possível enxergar os pingos da chuva caindo. É uma relação complexa, mas também uma relação do cotidiano”, diz Cozzolino ao explicar a proposta imaginativa das obras.
À semelhança da obra de Haroldo de Campos, a instalação tem um objetivo provocativo, propondo que o público seja capaz de ver e ouvir diferentes cenas e paisagens. O elemento comum entre as obras é seu aspecto musical: a construção das formas e das curvas remete a ondas sonoras, enquanto a disposição dos quadros cria uma sensação de continuidade e musicalidade no espaço expositivo.
Ao entrar em contato com a exposição, o público pode orientar sua interpretação a partir dos títulos das obras, elemento que também inspirou o artista em seu processo criativo. “Sons, palavras, são navalhas, e eu não posso cantar como convém, sem querer ferir ninguém”, cita Wagner, ao explicar sua intenção de inspirar e comover o público com a arte.
Para além da apreciação estética, a exposição é um convite à reflexão, que não se limita a uma única leitura ou conclusão lógica, mas abre espaço para múltiplas narrativas e interpretações.
Venha conhecer e se maravilhar com uma galáxia de possibilidades. A visitação está aberta de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h, exceto feriado. Nos siga nas redes sociais e acompanhe nossa agenda cultural!


