João Calvino nasceu em Noyon, na França, em 1509. Foi um teólogo, filósofo e humanista, e é considerado um dos pilares da Reforma Religiosa que ocorreu em solo europeu no século XVI. As ideias de Calvino tiveram grande influência na esfera religiosa, social, política e econômica, causando grande impacto na formação do Mundo Moderno.
Não conformista, Calvino se sobressaiu ao organizar as ideias da Reforma Protestante. O movimento reformista teve como propósito principal abolir práticas que eram consideradas corruptas e abusivas e elevar a importância das Escrituras Sagradas como única fonte de fé e prática para o homem. Outros aspectos de mudança incluíam as políticas entre a Igreja Oficial e as monarquias europeias, diminuição da interferência papal, nacionalismo e questões econômicas.
Outro tema bastante presente na Reforma Religiosa foi a questão educacional, que não apenas influenciou os principais redutos do movimento, mas também toda a Europa. João Calvino, ciente da importância de instruir o ser humano, criou Academia de Genebra, o embrião da Universidade de Genebra, que foi responsável por formar diversos líderes religiosos que difundiram os princípios reformados e a cosmovisão cristã baseada na salvação do homem unicamente pela fé e não por intermédio da Igreja Oficial.
Embora não tenha administrado Genebra, Calvino, foi um conselheiro bastante influente e pôs em prática os seus desejos: transformou a cidade em um dos núcleos protestantes em solo europeu, abrigando aqueles que era perseguidos pela sua fé e a obrigatoriedade do acesso a educação para todas as crianças independentemente da posição econômica. De suas reflexões nasceu o termo “Calvinismo”, sistema teológico de fé reformada que também foi desenvolvida por outros teólogos, como Ulrico Zuínglio, Heinrich Bullinger e Martin Bucer.
Foto: Acervo CHCM