Menu

Pesquisa em Debate aborda registros dos primeiros edifícios do Mackenzie

Dos dias 15 a 19 de maio, o CHCM promoveu atividades de valorização a centros de memória e museus nacionais

São Paulo, 17 de maio de 2023.


O Centro Histórico e Cultural Mackenzie participou da 21ª Semana Nacional dos Museus, dos dias 15 a 19 de maio. Coordenado pelo IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus), as instituições participantes promoveram atividades culturais e educacionais que valorizassem a apreciação cultural e a intensificação no relacionamento com outros museus.

O CHCM ofereceu o Passeio Histórico pelo patrimônio tombado, com visitação diária em três horários. Além disso, sediou um colóquio, com a participação do Prof. Marcos Lima, coordenador do Museu da Obra Salesiana no Brasil (MOSB), membro da Associação dos Cultivadores da História dos Salesianos (ACCSA) e Embaixador da MuseumWeek no Brasil. O evento foi mediado pelo Prof. Marcel Mendes, líder do projeto Pesquisador Residente do CHCM.

Na palestra com o tema ‘’Acervos Escolares: Desafios e Possibilidades’’, o Prof. Marcos compartilhou sua experiência no MOSB, tanto na reestruturação do acervo, que contém mais de 30 mil itens, como na comunicação entre a comunidade salesiana e não salesiana. Ele contextualizou que os salesianos chegaram no Brasil em 1881, pouco tempo depois do início da história do Mackenzie, em 1870.

‘’O desafio é apresentar um museu eclesiástico e com papel missionário de maneira não catequizadora, a fim de tornar a história salesiana conhecida’’, afirmou. O Museu da Obra Salesiana foi oficializado em 2008, e fica localizado no Colégio Liceu Coração de Jesus, no bairro de Campos Elíseos. A instituição foi tombada em 2013 pelo CONDEPHAAT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico) e CONPRESP (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo).

Para ele, seria muito importante que houvesse um resguardo do legado educacional no Brasil, e mais museus nacionais escolares. ‘’As instituições têm sim um acervo significativo. Se fosse possível, deveríamos estabelecer políticas para estabelecer a criação de centros de memória’’, opinou.

Em relação à área de museologia, ele aponta que esses acervos fazem muito a diferença. ‘’A partir dessas coleções, podemos compreender uma série de questionamentos, que são respondidos a partir da análise do ensino, que foi mudando ao longo do tempo’’.

No final do encontro, o Prof. Marcos respondeu às perguntas do público presente no Auditório do CHCM e daqueles que assistiram através da transmissão pelo YouTube – para assistir, clique aqui. Essa atividade valeu horas complementares, e para manter-se informado das próximas atividades, siga o CHCM nas redes sociais.

Prof. Marcos Lima e Prof. Marcel Mendes, durante a palestra
Auditório do CHCM no Colóquio da 21ª Semana dos Museus

Prof. Marcos recebe tijolinho da Curadora do CHCM, Luciene Aranha

Veja outros eventos

CHCM participa do 54° Festival de Inverno de Campos do Jordão

CHCM participa do 54° Festival de Inverno de Campos do Jordão

Veja mais
CHCM realiza treinamento com auxiliares educacionais do Colégio

CHCM realiza treinamento com auxiliares educacionais do Colégio

Veja mais
Mackenzie participa da 9ª Jornada do Patrimônio

Mackenzie participa da 9ª Jornada do Patrimônio

Veja mais