Entre os membros empossados estavam o Rev. Cid Pereira Caldas, novo diretor presidente do IPM, e o coordenador do CHCM, Prof. Dr. Eduardo Abrunhosa, novo diretor de Administração do IPM.
São Paulo, 21 de janeiro de 2025.
A noite do dia 15 de janeiro de 2025 foi marcada por um grande momento para o Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM): a posse dos novos gestores da Direção Executiva (Direx). A solenidade, realizada no Auditório Ruy Barbosa do campus Higienópolis, reuniu autoridades do IPM e da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB), além de autoridades civis e militares convidadas, com seus respectivos representantes, bem como amigos, familiares e integrantes da comunidade mackenzista.
Compunham a mesa: Rev. Roberto Brasileiro, presidente do Supremo Concílio da IPB; Rev. Juarez Marcondes, presidente do Conselho de Curadores do IPM; Dr. Hesio Cesar de Souza, presidente do Conselho Deliberativo do IPM; Dr. Adilson Vieira, primeiro secretário do Conselho Deliberativo; Rev. Dr. Robinson Grangeiro, chanceler do Mackenzie; Presb. Milton Flávio Moura, diretor presidente do IPM; Prof. Dr. Marco Tullio de Castro, reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), representando todas as instituições mantidas pelo IPM.
Durante o momento solene, foram empossados o Rev. Cid Pereira Caldas, como diretor-presidente do IPM – o quarto reverendo a ocupar o posto na história do cargo –, e o Prof. Dr. Eduardo Abrunhosa, que, além da função de coordenador do Centro Histórico e Cultural Mackenzie (CHCM), agora integra a Direx como diretor de Administração. Tomaram posse também André Ricardo de Almeida Ribeiro, diretor Comercial, Inovação e Tecnologia; José Paulo Fernandes Júnior, diretor de Finanças; e Luiz Roberto Martins Rocha, diretor de Educação e Saúde.
O evento teve sua abertura com uma edificante devocional ministrada pelo Rev. Roberto Brasileiro baseada no primeiro capítulo do livro de Salmos. Durante a mensagem, o reverendo ressaltou a busca por humildade e mansidão para exercer cargos de tamanha responsabilidade. “Assumir cargos de direção é um exercício para renunciar a si mesmo, suas vontades, e se dedicar ao próximo, para servir o outro”. Ele também destacou a virtude da sabedoria à luz das Escrituras Sagradas como parte essencial desse processo.
Entre as palavras das autoridades presentes, destaca-se a fala do Dr. Hesio Cesar de Souza sobre o processo de expansão e inovação tecnológica do Mackenzie com o novo curso de Medicina no campus Alphaville e a chegada do Mackenzie no Nordeste com a inauguração do Colégio Presbiteriano Mackenzie Agnes. “O sentimento após tantas conquistas no último ano é a de gratidão pelas bençãos do Senhor, apesar de todas as adversidades que a Educação no Brasil enfrenta”.
Entre as palavras das autoridades presentes, destaca-se o discurso de encerramento de vigência de ofício feito por Milton Flávio Moura, que expressou sua gratidão pelo tempo na direção do instituto. “Agradeço a todos aqueles que trabalharam comigo nesse período, seja diretamente, como minha família e companheiros da Direx, seja indiretamente, como os demais colaboradores dessa instituição”. O presbítero passou o bastão para o Rev. Cid Caldas, que se emocionou após sua posse e primeiro pronunciamento oficial como novo diretor do IPM. Ele discursou sobre o pioneirismo e a capacidade de adaptação do Mackenzie ao longo de sua história. “As mudanças sempre ocorreram e, creio, são os motivos para manter a solidez, a atualidade e a posição dessa sesquicentenária instituição no cenário nacional. Essa história nos ensina que é da sua natureza a inquietude, a reflexão e a excelência”.
Para o CHCM, essa nova etapa reafirma o compromisso de preservar a memória mackenzista e resgatar esse valioso presente no futuro, com expansão e solidificação da cultura da comunidade ao redor do Brasil com os Núcleos de História e Cultura Mackenzie e das atividades realizadas no Prédio 1 e no Prédio 50.