Os prédios 1 e 50 deram início às programações culturais e acervísticas abertas ao público neste novo ano.
São Paulo, 24 de janeiro de 2025.
Na última segunda-feira (20), o Centro Histórico e Cultural Mackenzie (CHCM) retomou as programações abertas ao público, como o agendamento do Passeio Histórico (PH), as exposições e o Piano disponíveis no Prédio 1 além das visitas técnicas ao Prédio 50. A equipe do CHCM, que voltou às atividades no dia 6 de janeiro, está preparando novidades e dinâmicas especiais para receber os calouros do primeiro semestre de 2025 na Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM).
Confira algumas das atrações oferecidas pelo Centro Histórico:
A exposição de longa duração Isto É Mackenzie é ideal para jovens que desejam ingressar na UPM nos próximos meses e para integrantes da comunidade mackenzista que querem se aprofundar nos mais de 150 anos de história da instituição. Nela, o público conhece a trajetória do Mackenzie desde sua fundação até a consolidação, nacionalização e, mais recentemente, o processo de expansão por todo o Brasil.
Por meio de uma visita guiada pela equipe educativa do CHCM, é possível descobrir o pioneirismo educacional do Mackenzie, sua relevância social ao longo do tempo, o circuito de monumentos do campus Higienópolis e itens exclusivos catalogados pela equipe de acervo.
Já a exposição 130 anos do Edifício Mackenzie, inaugurada no ano passado, é uma parada obrigatória para os entusiastas dos pontos turísticos de São Paulo. O edifício mais antigo do campus é tombado como Patrimônio Histórico e Cultural pelos órgãos estaduais e municipais de preservação: o Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico Arqueológico, Artístico e Turístico (CONDEPHAAT) e o Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (CONPRESP).
A exposição também oferece uma experiência interativa, com espaços imersivos que exploram os diferentes usos do edifício ao longo das décadas. Ele já abrigou a sede da Escola de Engenharia Mackenzie College – a primeira faculdade privada de engenharia do Brasil –, a Reitoria da Universidade Mackenzie e, posteriormente, tornou-se o Centro Histórico e Cultural Mackenzie.
Com duração prevista até o dia XX de fevereiro, a exposição Tipos Latinos é uma parceria entre o CHCM, o curso de Design da UPM, o Centro Acadêmico de Design e o DiaTipo São Paulo. A mostra reúne mais de cem cartazes vindos diretamente da França e celebra as tendências e estilos criativos da tipografia latino-americana recente, destacando sua diversidade artística.
Agende sua visita em nosso site e acompanhe as atualizações sobre nossas programações nas redes sociais do CHCM.