Evento cultural com ênfase no patrimônio histórico de São Paulo aconteceu nos dias 16 e 17 de agosto e contou com a participação do Centro Histórico e Cultural Mackenzie
São Paulo, 27 de agosto de 2025.
Centro Histórico e Cultural Mackenzie participou da 11° edição da Jornada do Patrimônio, evento de importante valor sociocultural, que tem por objetivo valorizar a arquitetura histórica de São Paulo. O tema “Tempos em sentido” propôs aos participantes uma experiência sensorial completa, oferecendo programações e passeios guiados pela cidade de São Paulo.
O evento, que completou 10 anos, reuniu pessoas de todas as idades para diferentes atividades por vários bairros e edifícios de São Paulo.
Nessa edição, o CHCM contou com a apresentação dos corais infantis e juvenis da ELMMAC, oferecendo um diversificado repertório de MPB e Pop Internacional. A programação envolveu um momento de debate com Prof. Dr. Valter Caldana Jr. – doutor em Estruturas Ambientais Urbanas – e o Prof. Dr. Eduardo Abrunhosa, doutor em História Moderna Contemporânea e da América, atual coordenador do Centro Histórico e Cultural Mackenzie. O tema tratou sobre preservação do patrimônio material e sua relação com a memória das cidades.
No hall do espaço, aconteceram oficinas educativas e culturais que ofereceram aos visitantes a oportunidade de explorar texturas como registros históricos, oficinas de culinária – em parceria com o Curso de Gastronomia da UPM – e a prática da monotipia com a artista plástica Carol Vigna.
Ao caminhar pelo CHCM os participantes puderam visitar a exposição “Isto é Mackenzie” em comemoração aos 140 anos em Higienópolis. As visitas orientadas conduziram o público a uma imersão na história da instituição, bem como ao conhecimento de fatos histórico importantes para a cidade.
Os mais de 150 anos do Mackenzie são visíveis não apenas no campus localizado no bairro de Higienópolis, mas em sua história que está estampada e pode ser vista em prédios projetados por arquitetos egressos. A programação chamada “O Mackenzie Passou por aqui: Trajeto Mackenzista” é um passeio guiado, com professores da FAU Mackenzie – onde são destacadas personalidades, obras e construções que compõe a história da instituição – fez parte da programação, com duas sessões. Na da manhã, tivemos a oportunidade de entrar no Palacete de dona Veridiana, atual Sede Social do Iate Clube de Santos.
O CHCM promove e participa de vários eventos culturais, acesse o nosso site e acompanhe nossa agenda.