A fim de prepará-los para receberem os pais de novos alunos, a curadora Luciene Aranha montou uma apresentação do Passeio Histórico com pontos marcantes do Mackenzie
São Paulo, 28 de agosto de 2023.
Nessa quinta-feira (24), o Centro Histórico e Cultural Mackenzie promoveu um treinamento especial para auxiliares educacionais do Colégio Presbiteriano Mackenzie, no auditório do prédio 1. O programa ‘’Ação Educativa’’ possui um projeto chamado ‘’Fale Você’’, que tem a finalidade de prepará-los e capacitá-los para a recepção dos pais de novos alunos, principalmente quando vêm ao campus pela primeira vez.
Durante a apresentação, a curadora do CHCM, Luciene Aranha, fez um panorama da história do Mackenzie desde 1870 – com a chegada da família Chamberlain ao Brasil – até os dias atuais. ‘’Muitos pais e responsáveis, chegando aqui, irão perguntar sobre o campus, sobre a nossa história. É importante saber corretamente essas informações!’’, disse Luciene.
Enquanto as imagens de monumentos de edifícios eram projetadas, a curadora explicava as mudanças que ocorreram no passar do tempo, como alteração da entrada do Edifício Chamberlain e a reimplantação da pedra angular dos edifícios Couto de Magalhães e Sinclair, que foram demolidos para a construção da Faculdade de Arquitetura Mackenzie (FAU). A pedra foi preservada e realocada no prédio 19, o Ed. Ashbel Green Simonton.
Além da aula, os professores e a coordenadora da educação infantil e fundamental I, receberam um kit do Centro que explica a história. Dessa forma, poderão ter em mãos um ‘’manual’’ do Mackenzie. Foi explicado também que, havendo insegurança para responder alguma pergunta sobre o campus, poderão acessar o QR Code que levará direto ao site de memória do Centro Histórico. ‘’É interessante que os pais sejam convidados a realizarem o Passeio Histórico, que é aberto ao público, todos podem vir’’, destacou a curadora.
O ‘’Fale Você’’ vai mais que somente a capacitação. Esse projeto auxilia na difusão do espaço do CHCM, na promoção das atividades culturais e educacionais oferecidas. Inclusive, o projeto não é exclusivo aos colaboradores do colégio, demais setores podem receber o treinamento, como seguranças, secretarias e outros que, diretamente, recebem e orientam o público.