Com colaboração do CHCM, evento recebeu autoridades do Mackenzie e da Escola Naval do Rio de Janeiro para estreitar laços
São Paulo, 01 de setembro de 2024.
Na última sexta-feira (27), o Centro Histórico e Cultural Mackenzie recebeu o coquetel de recepção ds 50ª edição do Mac-Nav, uma competição esportiva que reúne atletas do Mackenzie e da Escola Naval do Rio de Janeiro.
Entre as autoridades presentes estavam o contra-almirante Vagner Belarmino de Oliveira, comandante da Escola Naval; o chanceler do Mackenzie, Robinson Grangeiro Monteiro; e o reitor da UPM (Universidade Presbiteriana Mackenzie), Marco Tullio de Castro Vasconcelos. O início da cerimônia contou com uma apresentação de músicos da Coordenadoria de Arte e Cultura da UPM, seguida pelas falas institucionais dos representantes.
Para o contra-almirante, o principal aspecto que explica a longevidade das cinquenta edições da competição é que ambas as instituições pensam e se comportam de maneira semelhante. “Os valores que a Marinha preserva, e que são passados para os aspirantes da Escola Naval, são muito parecidos com os valores que o Instituto e a Universidade Presbiteriana Mackenzie transmitem aos seus alunos”.
O reitor da UPM também acredita que os valores de ambas as instituições convergem e que o esporte é uma prática saudável e instrutiva para manifestar isso. “Essa edição comemorativa é uma renovação dos laços estabelecidos há quase oitenta anos e, por meio das competições esportivas, cria conexões fraternais que vão além do ato de vencer nos jogos em si; ensinam sobre ética e tradição.” Ele ainda refletiu sobre a resiliência do Mac-Nav ao longo do tempo e a rica troca de experiências entre os alunos participantes.
A disputa alterna ano a ano entre o Rio de Janeiro e São Paulo, nas sedes das duas comunidades acadêmicas, e este ano ocorreu no campus Higienópolis. O chanceler do Mackenzie ressalta a importância desse intercâmbio para o aprimoramento da formação dos alunos. “Tanto a Marinha quanto o Mackenzie têm o esporte como um de seus pilares para o desenvolvimento da disciplina, do caráter e dos preceitos que pregam, podendo compartilhar essa cultura nas jornadas competitivas.”
A noite do coquetel ainda foi marcada pelos presentes simbólicos trocados entre o Mackenzie e a Escola Naval para selar a célebre parceria que perdura por tanto tempo. Além disso, o Centro Histórico ofereceu uma exposição especial com troféus do acervo e outros registros históricos importantes das primeiras edições da Mac-Nav, enquanto os mackenzistas do curso de gastronomia prepararam e serviram uma sofisticada refeição para todos.
Agende sua visita à exposição do Mac-Nav aqui pelo nosso site e acompanhe nossas redes sociais para ficar por dentro das futuras programações.