Menu

Edifício Mackenzie completa 130 anos de existência

CHCM celebra aniversário com inauguração oficial de uma exposição sobre a relevância histórica do patrimônio

São Paulo, 22 de outubro de 2024.


No último dia 16 de outubro, o Edifício Mackenzie, ícone do campus Higienópolis, completou 130 anos e foi palco de uma celebração especial organizada pelo Centro Histórico e Cultural Mackenzie (CHCM).  

Originalmente sede da primeira Escola de Engenharia privada do Brasil, o edifício também já abrigou a Chancelaria da instituição. Atualmente, é a sede do CHCM, órgão integrado à Chancelaria que preserva a memória e promove atividades culturais para toda a comunidade oferecendo tradição e inovação. 

Robinson Grangeiro Monteiro, chanceler do Mackenzie, acredita que o Prédio 1 exerce um papel único na instituição. “Se o cérebro da UPM (Universidade Presbiteriana Mackenzie) é o Edifício João Calvino, o coração é a Capela Reverendo José Manoel da Conceição, e a alma é o Centro Histórico e Cultural Mackenzie, porque remete à tradição de 154 anos que cultivamos”, afirmou ele.  

Milton Flávio Moura, presidente do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), ressaltou como o trabalho de preservação feito pelo CHCM é importante para a construção da identidade mackenzista. “Nós não abandonamos a nossa história, somos uma instituição que comunica isso nas atitudes e, a partir disso, criamos o ser mackenzista. Tudo está por trás deste prédio e só agradeço a Deus por esses 130 anos”, declarou o presidente. 

A comemoração, prestigiada por autoridades locais e representantes de outros museus da região, também incluiu a abertura oficial da exposição 130 anos do Edifício Mackenzie. Luciene Aranha, curadora do espaço, explicou que a exposição explora a influência do prédio em três dimensões: para a consolidação do Mackenzie, do bairro Higienópolis e para a cidade de São Paulo. 

O saudoso Prof. Marcel recebeu o simbólico primeiro pedaço de bolo.


A mostra, gratuita e aberta ao público, pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 09h às 19h. Visitas guiadas, individuais ou em grupos, são feitas mediante agendamento prévio por e-mail (chcm@mackenzie.br). 

Veja outros eventos

Prof. Orlando Monezzi doa acervo ao Centro Histórico no Dia do Engenheiro 

Prof. Orlando Monezzi doa acervo ao Centro Histórico no Dia do Engenheiro 

Veja mais
Tipos Latinos: CHCM recebe exposição vinda da França 

Tipos Latinos: CHCM recebe exposição vinda da França 

Veja mais
Cantoria de Natal: Programação inédita de fim de ano é anunciada 

Cantoria de Natal: Programação inédita de fim de ano é anunciada 

Veja mais