CHCM celebra aniversário com inauguração oficial de uma exposição sobre a relevância histórica do patrimônio
São Paulo, 22 de outubro de 2024.
No último dia 16 de outubro, o Edifício Mackenzie, ícone do campus Higienópolis, completou 130 anos e foi palco de uma celebração especial organizada pelo Centro Histórico e Cultural Mackenzie (CHCM).
Originalmente sede da primeira Escola de Engenharia privada do Brasil, o edifício também já abrigou a Chancelaria da instituição. Atualmente, é a sede do CHCM, órgão integrado à Chancelaria que preserva a memória e promove atividades culturais para toda a comunidade oferecendo tradição e inovação.
Robinson Grangeiro Monteiro, chanceler do Mackenzie, acredita que o Prédio 1 exerce um papel único na instituição. “Se o cérebro da UPM (Universidade Presbiteriana Mackenzie) é o Edifício João Calvino, o coração é a Capela Reverendo José Manoel da Conceição, e a alma é o Centro Histórico e Cultural Mackenzie, porque remete à tradição de 154 anos que cultivamos”, afirmou ele.
Milton Flávio Moura, presidente do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), ressaltou como o trabalho de preservação feito pelo CHCM é importante para a construção da identidade mackenzista. “Nós não abandonamos a nossa história, somos uma instituição que comunica isso nas atitudes e, a partir disso, criamos o ser mackenzista. Tudo está por trás deste prédio e só agradeço a Deus por esses 130 anos”, declarou o presidente.
A comemoração, prestigiada por autoridades locais e representantes de outros museus da região, também incluiu a abertura oficial da exposição 130 anos do Edifício Mackenzie. Luciene Aranha, curadora do espaço, explicou que a exposição explora a influência do prédio em três dimensões: para a consolidação do Mackenzie, do bairro Higienópolis e para a cidade de São Paulo.
O saudoso Prof. Marcel recebeu o simbólico primeiro pedaço de bolo.
A mostra, gratuita e aberta ao público, pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 09h às 19h. Visitas guiadas, individuais ou em grupos, são feitas mediante agendamento prévio por e-mail (chcm@mackenzie.br).