Alunos do CPM-SP exploraram o acervo do Centro Histórico para conectar o tema do projeto estudantil à história e missão do Mackenzie
São Paulo, 31 de outubro de 2024.
A Expo Mack, realizada na última sexta-feira, 25 de outubro, reuniu alunos, professores e familiares em uma experiência imersiva no conhecimento e na história do Mackenzie. O evento, que é um dos marcos do calendário letivo do Colégio Presbiteriano Mackenzie em São Paulo (CPM-SP), proporcionou aos alunos a oportunidade de mostrar à comunidade escolar o que aprenderam ao longo do ano com o tema “Conectando pessoas, transformando vidas”. Inspirado pela missão do Mackenzie, o tema orientou as pesquisas e atividades práticas dos alunos do ensino fundamental dos anos iniciais, direcionados pelas professoras auxiliares, e dos anos finais, ambas conduzidas em parceria com o Centro Histórico e Cultural Mackenzie (CHCM).
“Tudo o que eles aprendem no dia a dia sintetizado em um grande dia”, comenta o Prof. Anderson Paghi, coordenador do ensino fundamental – Anos Finais – do CPM-SP, ao descrever a importância do evento para a formação dos alunos. “O nosso aluno desenvolve consciência sobre o papel do Mackenzie na sociedade brasileira por meio de parcerias internas e externas, como a que temos com o Centro Histórico, que eles visitam frequentemente”, explica.
Entre as turmas participantes está a do 6° ano, que, em uma visita guiada ao Prédio 1, aprofundou-se nas origens e tradições da instituição para realizar seu projeto, quase todo apresentado na língua inglesa. A equipe pesquisou a contribuição dos fundadores George e Mary Ann Chamberlain para a educação no Brasil. “Quando propusemos essa temática, eles ficaram interessados e tinham várias perguntas sobre a origem da escola. O acesso ao acervo tornou tudo mais rico”, relata Bruna Yatabe, professora de inglês da turma bilíngue. Segundo ela, essa é uma oportunidade rara no país: “Essa conexão dos pequenos, desde cedo, com a história do colégio onde estão sendo formados só é possível graças ao cuidado do CHCM.”
Para Maria Isabel Gonçalves, aluna do 6° ano que se caracterizou como Mary Ann Chamberlain e conduziu o tour bilíngue, o projeto trouxe novas descobertas e identificação pessoal. “Foi bem legal descobrir mais sobre o casal fundador e sua trajetória. Por isso, logo quis me fantasiar de Mary Ann para a apresentação. Identifiquei-me com o desejo e a preocupação dela em ajudar o próximo.” Além dos alunos, que se entusiasmaram com a decoração do espaço com objetos e figurinos de época, os professores também participaram ativamente. A professora de artes do ensino fundamental, Karen de Azevedo, por exemplo, fez uma releitura criativa de A Noite Estrelada, de Van Gogh, destacando a arquitetura do Edifício Mackenzie, que completa 130 anos este ano.
Outras turmas do CPM-SP também buscaram materiais de apoio no CHCM para seus projetos. Um grupo de alunas do 9° ano, por exemplo, apresentou um trabalho sobre a vida e a carreira de Roberto Rossi Zuccolo, engenheiro mackenzista com projetos catalogados pelo acervo técnico. A biblioteca do ensino fundamental dos anos iniciais do colégio também aproveitou o tema para destacar o impacto do Mackenzie na vida das pessoas, expondo objetos históricos como troféus do Mac-Nav e carteiras escolares antigas, exemplificando como a instituição fundada em 1870 transformou vidas no passado e continua a fazê-lo nos dias de hoje.
Para conhecer mais sobre as propostas pedagógicas do CPM-SP e a história do Mackenzie, acompanhe o site da instituição e marque um passeio histórico conosco.