São Paulo, 30 de outubro de 2025.
No dia 18 de outubro, durante as comemorações do Dia do Mackenzista, foi reinaugurado o monumento que celebra os 155 anos do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM). O projeto, idealizado pelos arquitetos Daniel Candia de Oliveira, Ricardo Ruiz Martos e Victor Paixão ganhou cinco novas peças prateadas que representam os últimos cinco anos de história da instituição.
De acordo com Daniel Candia de Oliveira, um dos arquitetos responsáveis pela obra, professor e antigo aluno da FAU Mackenzie, a estrutura foi pensada para expressar a diversidade e a pluralidade que caracterizam o Mackenzie, ao mesmo tempo em que promove valores como coletividade e identidade.
Composto por 155 hexágonos dispostos de maneira irregular, o conjunto forma uma estrutura esférica aparentemente incompleta, convidando o público a interagir com o espaço interno. Cada peça adicionada carrega sua singularidade e, juntas, remontam os 155 anos de existência do Mackenzie.
“Queríamos que o monumento não fosse só um lugar de contemplação, mas acima de tudo, um lugar de encontro, um lugar de troca de ideias”, disse Daniel Oliveira.
O monumento, que remete a uma estrutura molecular, simboliza a contínua construção de conhecimento do IPM ao longo dos anos. Além disso, a presença de múltiplos e frações de três na composição arquitetônica, representa a tríade divina (Pai, Filho e Espírito Santo) que dialoga com os eixos temáticos da estrutura universitária (ensino, pesquisa e extensão).
O Vereador Carlos Bezerra Jr., responsável pelo projeto de lei que tornou o Dia do Mackenzista em data oficial pela Câmara Municipal de São Paulo, por meio da Lei 14.067, esteve presente na reinauguração.
“Reconhecer o Mackenzie é reconhecer um patrimônio histórico, cultural, e mais do que isso, um patrimônio humano, que é hoje representada por vocês e pelas novas gerações”, disse Carlos Bezerra.
O público poderá visitar o monumento em visitas guiadas ou em passeios informais pelo campus. O Centro Histórico e Cultural Mackenzie (CHCM) promove passeios históricos que podem ser agendados pelo site oficial.





