Menu

Pesquisa em Debate aborda registros dos primeiros edifícios do Mackenzie

Evento lançou o novo site do Centro Histórico Cultural Mackenzie

São Paulo, 10 de maio de 2023.


Na quarta-feira, 10 de maio, o Centro Histórico Cultural Mackenzie (CHCM) promoveu mais um Pesquisa em Debate, com o tema: Mackenzie Higienópolis e seu patrimônio edificado. O evento foi organizado pelo CHCM, e contou com mediação do professor doutor Marcel Mendes, pesquisador líder do projeto Pesquisador Residente CHCM, e mesa de debate com o professor doutor Eduardo Abrunhosa, coordenador do CHCM e do professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), Dr. Marcos Carrilho.

No início do evento ocorreu o lançamento do site do CHCM, que tem como objetivo apresentar as iniciativas culturais e educacionais, facilitando o acesso às informações, tanto para pesquisadores quanto para o público de todas as idades, disponibilizando o acervo preservado e digitalizado. Além disso, o site dará acesso a agendamentos para o Passeio Histórico e a visitação digital às atividades culturais que já aconteceram. Para agendar, clique aqui.

No debate, o professor doutor Eduardo Abrunhosa contextualizou a história da construção dos edifícios do Campus Higienópolis, contando seu desenvolvimento desde o início da Escola Americana na casa do Rev. Chamberlain, posteriormente na propriedade da Primeira Igreja Presbiteriana de São Paulo, passando pela construção no largo do Paissandu, no centro de São Paulo, até a migração para o bairro Higienópolis, por ser afastado das relações urbanas da época e para inaugurar o Protestant College, separando crianças de adultos.

“Higienópolis é um campus isolado, e que foi inspirado no modelo americano, o que faz todo sentido se pensarmos que os fundadores se formaram em Princeton”, salientou Abrunhosa.

Já na apresentação do professor doutor Marcos Carrilho, o público teve a oportunidade de conhecer os resultados de sua pesquisa sobre os diversos registros originais, documentos e fotografias, que elucidam as etapas de construção dos primeiros prédios do Mackenzie. “Precisamos entender que, aqui

no campus, estamos vivendo um museu vivo. O campus é vivo, ele acompanha o tempo’’, refletiu Carrilho.

Ao fim do evento, o arquiteto foi homenageado e recebido como novo pesquisador residente do Centro Histórico e Cultural Mackenzie, e informou que todo os registros apresentados durante a palestra, em breve, estarão disponíveis para pesquisa.

Auditório do CHCM durante o Pesquisa em Debate
Prof. Dr. Marcos Carrilho recebendo Certificado de Honra 

Pesquisador líder Prof. Dr. Marcel Mendes, Pesquisador Residente Prof. Dr. Marcos Carrilho e Coordenador do CHCM Prof. Dr. Eduardo Abrunhosa
Prof. Dr. Marcel Mendes, Diretora da FAU Profa. Dra. Angélica Alvim, Prof. Dr. Marcos Carrilho e Prof. Dr. Eduardo Abrunhosa

Veja outros eventos

CHCM participa do 54° Festival de Inverno de Campos do Jordão

CHCM participa do 54° Festival de Inverno de Campos do Jordão

Veja mais
CHCM realiza treinamento com auxiliares educacionais do Colégio

CHCM realiza treinamento com auxiliares educacionais do Colégio

Veja mais
Mackenzie participa da 9ª Jornada do Patrimônio

Mackenzie participa da 9ª Jornada do Patrimônio

Veja mais