No início da década de 1950, durante o período de presidência do Dr. Benjamin Hunnicutt do Instituto Mackenzie, surgiu a ideia de fundar uma universidade. Assim, Henrique Pegado se dedicou a essa tarefa, e com o apoio da direção do Instituto Mackenzie, ele conseguiu transformar o núcleo de faculdades isoladas que já existiam em um único centro universitário.
Nascia a Universidade Mackenzie em 1952, pelo decreto nº 30.511, assinado pelo Presidente da República Getúlio Vargas e pelo Ministro da Educação Ernesto Simões da Silva Freitas Filho. A princípio ela era constituída pelas Faculdades de Engenharia; Arquitetura; Filosofia, Ciências e Letras; Administração, Economia e Ciências Contábeis e tinha como primeiro Reitor o Prof. Henrique Pegado.
A iniciativa prosperou e, em virtude da comemoração de seus cinquenta anos, houve a instalação desse monumento que tem autoria de Atílio Secondo Fuga, com design e produção da Faculdade de Comunicação e Artes e da Faculdade de Engenharia. A obra, um 50 estilizado de acordo com a efeméride, possui em sua base uma pedra-marco que em seu interior se encontra uma urna que contém alguns itens que foram depositados pelas personalidades mackenzista: jornais do dia e a cartela filatélica com o carimbo comemorativo, pelo então vice-reitor, o reverendo Milton Ribeiro; cartões de visita, pelo professor Luiz Carlos Salomão; réplica da escultura comemorativa e peso de mesa do cinquentenário, pelo professor Osvaldo Hattori; programação das comemorações dos 50 anos, pela professora Maria Lucia Vasconcelos; carta régia de D. Pedro II, pelo professor Roque Theóphilo Júnior;· a Constituição Federal, pelo reverendo Osvaldo Hack; as bandeiras em formato “de mesa” do Brasil, de São Paulo, da Igreja Presbiteriana do Brasil e do Mackenzie, pelo doutor Cláudio Lembo; e, por fim, a Bíblia de Genebra, pelo reverendo Guilhermino Cunha.
Foto: Murillo Medina / Acervo CHCM
Foto: Murillo Medina / Acervo CHCM
Foto: Murillo Medina / Acervo CHCM
Foto: Wilson de Camargo Rocha/CRT® / Acervo CHCM