Menu

Centenário do Basquete no Mackenzie

Desde a sua fundação, o Mackenzie destacou-se no cenário educacional brasileiro como agente de inovações no ensino aplicando ações pedagógicas de vanguarda. No esporte não foi diferente.

A Escola Americana implantou em 1878, sob orientação da Professora Phoebe Thomas, aulas de Educação Física – uma prática inexistente nas escolas brasileiras, principalmente para meninas.

Em 1894 chegou ao Brasil e à Escola Americana o professor Augusto Shaw e trouxe consigo uma novidade: um jogo chamado bola ao cesto, pouco depois da invenção do esporte nos EUA, em 1891. Posteriormente, o esporte ficaria conhecido no país como basquetebol. A nova modalidade foi muito bem aceita pelos estudantes e, dois anos mais tarde, o Mackenzie teria sua primeira equipe e foi o primeiro time brasileiro a disputar e vencer um campeonato de basquetebol sul-americano.

Desde então, o Mackenzie tem colecionado troféus e astros do esporte. Em 1991, celebramos o centenário da criação do basquete com a instalação de um monumento em granito e bronze. A obra homenageia os mackenzistas que integraram a Seleção Brasileira de Basquete, dos quais destacamos os medalhistas olímpicos:

Galeria de Fotos

Vista frontal do Monumento em homenagem ao Centenário do Basquete no Mackenzie

Foto: Murillo Medina / Acervo CHCM

Detalhe com os nomes dos jogadores

Foto: Murillo Medina / Acervo CHCM