Em outubro de 2003, durante os festejos do Dia do Mackenzista e de 133 anos do Instituto Presbiteriano Mackenzie, a entidade foi homenageada com uma escultura oferecida pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) nas pessoas de seu Diretor, Dr. Carlos Egídio Alonso, e do Professor Caciporé Torres.
A obra foi dedicada também a então reitora Profª. Dra. Maria Lucia Marcondes Carvalho Vasconcelos em homenagem a sua carreira acadêmica e profissional na instituição. A professora iniciou seus estudos no Mackenzie ainda na escola, e posteriormente lecionou e concluiu seu doutorado na instituição, além de ser a terceira reitora da Universidade Presbiteriana Mackenzie.
A peça foi ofertada em agradecimento pelo apoio da reitora no reconhecimento do curso de Pós-Graduação da FAU, e pelo incentivo que deu aos projetos de pesquisa da unidade bem como devido ao suporte na inauguração do Núcleo de Arquitetura e Urbanismo, que envolve pesquisa, extensão e prestação ele serviços à comunidade.
Também foram homenageados o Dr. Manassés Claudino Fonteles, que nessa ocasião assumia o cargo de Reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie, e o Vice-Reitor Dr. Pedro Ronzelli Júnior.
Caciporé Torres, autor da instalação, escolheu não dar um título a ela. Ele revelou que a escultura tem o objetivo de passar uma mensagem: demonstrar otimismo em relação ao Mackenzie e à vida, já que ela representa o espírito progressista da instituição. Essa obra de arte pode ser apreciada por todos os lados. Em cada ângulo, o observador é apresentado a uma nova perspectiva.
Foto: Murillo Medina / Acervo CHCM