O marco inicial do Edifício Mackenzie se dá no dia 16 de novembro de 1893, quando foram iniciadas as obras de construção desse prédio. Em 12 de fevereiro de 1894, ocorreu o lançamento da “Pedra Angular” em distinto evento que reuniu autoridades e grande público.
Pedra angular ou fundamental era hábito comum em construções antigas, marcada por ser a primeira assentada na esquina de um edifício, formando o ângulo reto entre duas paredes. A partir dela que era decidido a posição de todas as outras. No caso do Edifício Mackenzie, a pedra localiza-se no prédio desde a construção original, entre 1894 e 1896.
Marcada com as gravações “Às ciências divinas e humanas” e “Mackenzie College anno domini 1894”, dentro dela se encontra uma cápsula do tempo. Com a forma de uma caixa de cobre, nessa cápsula foram depositados pelas autoridades presentes no evento de lançamento alguns volumes da Bíblia Sagrada em português e em inglês, uma nova tradução do salmo 127, alguns exemplares da constituição federal e estadual, diversos documentos relacionados à escola, os jornais do dia e, por fim, a ata de inauguração.
O homenageado pelo edifício, John Theron Mackenzie, deixou em seu testamento uma doação em dinheiro para que o trabalho educacional iniciado pelo Rev. George e Mary Ann Chamberlain continuasse também na forma de uma escola de engenharia aos moldes estadunidenses. Após o seu falecimento, em 1892, suas irmãs, responsáveis pelo seu legado, concluem o processo e assim o sobrenome Mackenzie é agregado a iniciativa educacional presbiteriana. Para conhecer mais sobre sua vida e sua obra, visite o prédio 1, edifício que leva o nome do grande benemérito da instituição.
Foto: Murillo Medina / Acervo CHCM
Foto: Murillo Medina / Acervo CHCM
Foto: Murillo Medina / Acervo CHCM