Menu

Ed. Horace Manley Lane

Horace Manley Lane nasceu em 29 de julho de 1837 na cidade de Readfield, estado do Maine (EUA). A sua primeira vinda ao Brasil foi em 1856, fixando residência na cidade do Rio de Janeiro. Neste período, foi professor de Inglês e Matemática em Petrópolis e em outros colégios na cidade em que morava.

Casou-se com Ellen Maria Williams em 1863 nos Estados Unidos e o casal volta ao Brasil no mesmo ano, quando Horace se dedica a atividade de comerciante em Ouro Preto e no Rio de Janeiro. Além de lecionar, Lane também se configurou como grande administrador, introduzindo a iluminação a querosene nessas cidades.

Em 1870 regressa novamente aos Estados Unidos com sua e esposa e já cinco filhos. Forma-se medicina em 1876 e passa a clinicar em uma pequena cidade do estado de Missouri. Enquanto estava em sua terra natal, o casal teve mais três filhos, até que Ellen faleceu durante uma epidemia de gripe, em 1879. Viúvo, o educador e médico se dedicou ainda mais à carreira e passou a dirigir algumas instituições e até um periódico sobre higiene popular, chamado Health at home que, em português significa “saúde no lar”.

Audacioso, em suas viagens, esteve um período na Europa, onde se inteirou dos mais avançados recursos pedagógicos da época. Retornou ao Brasil em 1883.

Em fins de 1884, o Rev. George Chamberlain, conhecendo as grandes qualidades de Lane como educador, convidou-o a substituí-lo na direção da Escola Americana, uma vez que este estava deixando-a para assumir o trabalho missionário pelo Brasil.

No segundo semestre do ano seguinte, a Escola Americana já funcionava sob a direção de Lane, que também lecionava inglês, ciências naturais, higiene e filosofia rudimentares. Como experiente educador e administrador, foi a partir de sua gestão que a instituição passou a se preocupar ainda mais com a formação de professores, a grade curricular das disciplinas de cada curso, a adaptação das metodologias para a realidade dos brasileiros, melhorias nas dependências do local e, sobretudo, as garantias legais que estabeleceram a escola com uma atuação mais independente. Além disso, promoveu a fundação do Mackenzie College em 1886, que se deu efetivamente com a criação dos primeiros cursos de instrução superior, do qual Lane foi o primeiro presidente e administrador por cerca de 20 anos.

A atuação de Horace Lane na Escola Americana e, mais tarde, no Mackenzie College foi de extrema importância para a consolidação do que conhecemos atualmente como Instituto Presbiteriano Mackenzie. A partir da década de 1890, tornou-se consultor educacional do novo governo republicano, colaborou com Caetano de Campos na criação da Escola-Modelo e apoiou a reforma do sistema educacional do Estado de São Paulo.

Falecido em 1912, Horace Lane deixou um legado tanto para a comunidade externa quanto para a mackenzista. Em 1914, foi inaugurado o busto esculpido, localizado atualmente no Bosque do campus Higienópolis e, em 1917, foi criado o Centro Acadêmico Horácio Lane, regido pelos alunos de Engenharia e Química. Suas contribuições são lembradas até os dias atuais, como símbolo de liderança e avanço educacional.

O Edifício Horace Lane, que recebeu esse nome em homenagem ao grande médico e educador, foi inaugurado em 1913 com a finalidade de desafogar a Escola de Engenharia cujas aulas eram ministradas exclusivamente, até então, no Edifico Mackenzie. Posteriormente o Edifício Lane foi destinado a abrigar a Faculdade de Direito que nasceu em 1953, contudo só teve suas aulas iniciadas em 1955, e desde então contempla esse curso.

Galeria de Fotos

A entrada do prédio

Foto: Murillo Medina / Acervo CHCM

1914, logo após finalizar sua construção

Foto: Acervo CHCM

O edifício em 1934

Foto: Acervo CHCM