Henrique Pegado nasceu em Buenos Aires, Argentina, em 15 de julho de 1893. Quando criança, sua família se mudou para o Brasil e ele foi naturalizado no país. Estou na Escola Americana e, mais tarde, foi transferido para o Instituto Mackenzie.
Em 1913, graduou-se em Engenharia Civil pela Escola de Engenharia do Mackenzie. Ainda antes de se formar, procurou um trabalho em que pudesse desenvolver e aperfeiçoar a habilidade que possuía na construção de pontes. Após terminar o curso, se tornou professor catedrático de Pontes e Grandes Estruturas Metálicas e em Concreto Armado entre 1922 e 1957, na Escola de Engenharia.
Já como diretor da Escola, sua contribuição em favor do Mackenzie após o Governo Federal invalidar os diplomas expedidos pela Escola de Engenharia anos de 1932 e 1933 foi decisiva. Pegado se dirigiu aos Estados Unidos para discutir o assunto com a Board of Trustees, na época a direção suprema do Mackenzie College. Durante sua visita ao país, se atualizou sobre os métodos e programas oferecidos pelas universidades de lá. Assim, quando retornou ao Brasil, pôde adequar a Escola de Engenharia para que fosse aprovada na inspeção promovida pelo Ministério da Educação.
Na direção da Escola de Engenharia, se esforçava ao máximo para que não houvesse negligência às necessidades de professores, chefes de departamento e alunos. Também costumava revisar o currículo escolar, para evitar repetições de assuntos ou incoerências. A construção do prédio da Escola de Engenharia também se deve a ele. Posteriormente, ele foi homenageado e seu nome foi dado ao edifício.
A contribuição de Henrique Pegado não se limita à Escola de Engenharia. Durante a o período de presidência de Benjamin Hunnicutt no Instituto Mackenzie, surgiu a ideia de criar a Universidade Mackenzie, que teve êxito em 1952: os núcleos de faculdades isoladas que já existiam foram unidos em um centro universitário. Pegado foi o primeiro reitor, ocupando o cargo por cinco anos, quando se aposentou da vida acadêmica.
O prédio que o homenageia foi inaugurado em dois momentos distintos: é aberta em 1955 a primeira ala do Edifício Henrique Pegado, destinado à Escola de Engenharia. A segunda ala seria instalada em 1958, para abrigar a administração da escola e seus principais laboratórios. Atualmente, todo o prédio é ocupado pela Escola de Engenharia.
Foto: Murillo Medina / Acervo CHCM
Foto: Murillo Medina / Acervo CHCM
Foto: Murillo Medina / Acervo CHCM
Foto: Murillo Medina / Acervo CHCM