Menu

Ed. Cristiano Stockler das Neves

Christiano Stockler das Neves nasceu na cidade de Casa Branca, no interior de São Paulo, em 1889 e iniciou os estudos na Escola Politécnica de São Paulo. Antes de concluir o curso, transferiu-se para o Instituto de Belas Artes da Pensilvânia, onde gradou-se como arquiteto.

Retornando ao Brasil e trabalhando na concepção de projetos arquitetônicos, propôs ao Mackenzie College a criação de um curso de Arquitetura aos moldes estadunidenses. Em 1917, alinhado à Escola de Engenharia, nasce o curso de Engenharia-Arquitetura, onde existia um ciclo comum com os cursos de Engenharia seguido da formação específica.

Christiano ficou à frente do curso por 30 anos, quando em 1947, ele foi desmembrado da engenharia criando uma nova unidade, a Faculdade de Arquitetura e uma nova graduação. Stockler se tornou o primeiro diretor e permaneceu no cargo até 1956 quando se aposentou.

Como arquiteto, foi projetista de vários edifícios notáveis entre eles: edifício Sampaio Moreira, Palacete Riachuelo, Palacete Prates I, estação ferroviária Júlio Prestes, edifício que abriga o Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo e o Palácio Duque de Caxias.

O Prédio 9 ocupa o local onde, anteriormente, figuravam os primeiros edifícios do campus – Edifício Sinclair e Edifício Couto de Magalhães, antigos dormitórios – construídos na década de 1880 e demolidos em 1956. Inaugurado em 1961 para abrigar a Faculdade de Arquitetura, atualmente contempla também o curso de Design.

Galeria de Fotos

Entrada do prédio pelo bosque

Foto: Murillo Medina / Acervo CHCM

Entrada do prédio próxima ao Auditório Ruy Barbosa

Foto: Murillo Medina / Acervo CHCM

O prédio 09 possui uma das bibliotecas setoriais do campus

Foto: Murillo Medina / Acervo CHCM