Ashbel Green Simonton nasceu no estado da Pensilvânia (EUA) em 1833 e formou-se no Colégio de Nova Jersey. Depois de uma experiência de avivamento, ingressou no Seminário de Princeton onde formou-se em Teologia. Durante sua formação, teve contato com o trabalho missionário e apaixonou-se pelo movimento.
Ele foi o primeiro estadunidense enviado ao Brasil pela Junta de Missões Estrangeiras de Nova Iorque para conhecer o país e investigar a sociedade brasileira. Em seguida, enviou um relatório aos seus superiores eclesiásticos, atestando que o Brasil era receptivo no âmbito social e político para a instalação de igrejas de fé reformada. A alegação foi assertiva e ele fundou em 1862 a primeira igreja presbiteriana em solo brasileiro, no Rio de Janeiro, abrindo oportunidades para Junta de Missões Estrangeiras enviar grande suporte financeiro e humano a fim de disseminar a fé protestante e presbiteriana por todo Brasil.
No Rio de Janeiro, ele aprendeu a Língua Portuguesa e começou a fazer pregações no idioma. Fundou o primeiro periódico de fé reformada no Brasil, “O estandarte”, organizou o Presbitério do Rio de Janeiro e colaborou para abertura do primeiro seminário teológico presbiteriano no Brasil. Faleceu jovem, aos 34 anos, de febre amarela.
O prédio que leva seu nome foi inaugurado em 4 de agosto de 1959 e inicialmente foi denominado “Edifício Chamberlain”, porém teve seu título alterado em 2002. Neste imóvel se encontram a Praça de Conveniência, o Ensino Médio e o Auditório Ruy Barbosa, que foi aberto em 1957. O homenageado é o grande jurista brasileiro, que no fim do século XIX, auxiliou George Chamberlain e Horace Lane a institucionalizar o Mackenzie na recém-criada Constituição Republicana.
Neste prédio está localizada a Pedra Fundamental dos edifícios Sinclair e Couto de Magalhães, que eram da década de 1880, os mais antigos do campus, mas que já foram demolidos. Essas são as edificações que deram lugar para a instalação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo.
Foto: Murillo Medina / Acervo CHCM
Foto: Murillo Medina / Acervo CHCM
Foto: Murillo Medina / Acervo CHCM
Foto: Murillo Medina / Acervo CHCM
Foto: Acervo CHCM
Foto: Acervo CHCM
Foto: Acervo CHCM